Póvoa da Isenta – Mercadito recebe a exposição Bunho “Ideias do Antigamente Promovem o Ambiente”
O Mercadito da Povoa da Isenta irá receber a exposição Bunho “Ideias do Antigamente Promovem o Ambiente”, no âmbito das comemorações do 25 de Abril. Esta exposição insere-se no projeto municipal “Ideias do Antigamente Promovem o Ambiente – O BUNHO”.
“No dia 25 de abril, a Exposição pode ser visitada durante todo o dia, enquanto no dia 26, está aberta das 09h00 às 13h00. Já no dia 27 volta a estar aberta durante todo o dia e no dia 28 abre das 09h00 às 13h00. No dia 29 o espaço está encerrado, no dia 30, abre das 09h00 às 13h00 e no dia 1 de maio pode ser visitada durante todo o dia.
Este é um projeto com marca registada pela sustentabilidade, cujo propósito é resgatar o artesanato em Bunho e a tradição de trabalhar essa fibra vegetal que integra o património coletivo e a identidade de uma comunidade, garantindo a gestão equilibrada de recursos materiais e imateriais bem como a valoração dos bens intangíveis associados aos recursos naturais (cursos de água) e aos serviços dos ecossistemas da fibra vegetal Bunho.
O objetivo é dinamizar um modelo de desenvolvimento local, focado nos recursos naturais e endógenos, potenciando a criação de um negócio competitivo no mercado contemporâneo, que se constitui, paralelamente como a única salvaguarda dos valores (in)tangíveis de um património cultural e imaterial associado à arte do mobiliário em Bunho, originário da localidade do Secorio, assumindo o Município de Santarém, a estratégia de revitalização da produção artesanal tradicional do mobiliário em Bunho.”