Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Noticiar a Região do Ribatejo

"Noticiar a Região do Ribatejo" é um blogue de notícias da região do Ribatejo

Noticiar a Região do Ribatejo

"Noticiar a Região do Ribatejo" é um blogue de notícias da região do Ribatejo

Coruche acolheu Debate Técnico sobre o Futuro da Água

08.12.18 | noticiar

coruche 1.JPG

coruche 2.JPG

Coruche recebeu a 8ª reunião do Conselho de Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, na passada quarta-feira, 5 de dezembro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

Meia centena de conselheiros, em representação das principais entidades do Ribatejo e Oeste, e mais de uma centena de convidados debateram o futuro da água, perante as ameaças das alterações climáticas e das inundações.

O presidente da Águas do Ribatejo (AR) e do município de Coruche, Francisco Oliveira, na abertura dos trabalhos, alertou para a distância eu é necessária vencer entre Lisboa e os municípios do interior, onde os problemas ambientais também se sentem. Francisco Oliveira destacou o problema dos jacintos que cobrem por completo algumas massas de água, e que provocam prejuízos para os agricultores, pescadores e utilizadores do rio para fins lúdicos. Ainda assim, o presidente da AR declarou que a empresa municipal tem excelentes planos gerais e setoriais, apesar de existir “uma enorme dificuldade em colocar em prática o que se escreve”.

O edil reforçou a necessidade de agir em vez de reagir. “É preciso passar à ação e resolver os problemas com que nos debatemos, antevendo soluções para os fenómenos anunciados”, referiu.

O autarca e administrador da Águas do Ribatejo revelou também preocupação com o estado dos recursos aquíferos onde é feita a captação da água para abastecimento. “A AR está a captar água a 300 metros de profundidade para não correr riscos dada a enorme saturação dos recursos aquíferos subterrâneos”, evidenciou.

A jornada de trabalho contou com a presença do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e de um conjunto de sete dezenas de investigadores, gestores, autarcas e técnicos dos setores do ambiente e agricultura.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.