Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noticiar a Região do Ribatejo

"Noticiar a Região do Ribatejo" é um blogue de notícias da região do Ribatejo

Noticiar a Região do Ribatejo

"Noticiar a Região do Ribatejo" é um blogue de notícias da região do Ribatejo

Almeirim - Foi esta manhã apresentado o FIFCA

09.04.18 | noticiar

Realizou-se, esta segunda-feira, 9 de abril, a conferência de imprensa de apresentação da 6ª edição do FIFCA – Festival Internacional de Folclore Culturas e Artes, no Salão Nobre da câmara municipal de Almeirim.

O FIFCA conta com a parceria do município de Coruche e do Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, do concelho de Coruche.

Na conferência, o presidente do evento, Ricardo Casebre, afirmou que este é um festival que sai do palcos para ir às instituições.

São 8 as comitivas que vão participar no evento, e o presidente deste referiu que o FIFCA tem mais impacto a nível internacional do que nacional.

No entanto, Ricardo Casebre destacou o apoio dos municípios, em especial o de Almeirim, e declarou que sem parceiros estratégicos o FIFCA não se realizaria.

Célia Ramalho, vereadora da Cultura do Município de Coruche, destacou as parcerias do evento, numa mensagem também do presidente da câmara de Coruche, Francisco Oliveira.

A vereadora evidenciou a vontade do município de Almeirim em expandir o FIFCA a outros municípios, e evidenciou também a aprendizagem e a partilha que o evento proporciona.

Célia Ramalho afirmou que este não só um festival de folclore é também um festival de artes.

O presidente da câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, falou, na conferência de imprensa, acerca do evolução do evento.

O autarca disse que o festival ultrapassou as fronteiras do concelho, e referiu a importância do mesmo de se expandir para a região.

Pedro Ribeiro revelou que o facto de estarem vários municípios envolvidos é favorável em termos de custos, e mencionou o retorno, em termos de economia, que este género de eventos proporciona.

Na apresentação do FIFCA estiveram também presentes o presidente da câmara de Alpiarça, Mário Pereira; José Carlos, representante dos parceiros (instituições); Fernando Lopes, da Fundação INATEL; Sofia Baptista representante dos artistas que vão expor durante o evento; e o jornalista e padrinho do evento, Valter Madureira.

O apoio dado pela autarquia de Almeirim, em termos monetários é de 7 mil euros, além do apoio logístico.

Da iniciativa, faz também parte um concurso de fotografia.

O FIFCA  realiza-se de 23 a 28 de abril.

 

20180409_112409.jpg

 

20180409_112422.jpg

 

20180409_120644.jpg

 

20180409_120707.jpg

 

20180409_121550.jpg

 

FB_IMG_1523280222995.jpg