Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Noticiar a Região do Ribatejo

"Noticiar a Região do Ribatejo" é um blogue de notícias da região do Ribatejo

Noticiar a Região do Ribatejo

"Noticiar a Região do Ribatejo" é um blogue de notícias da região do Ribatejo

Alcanena – Exposição de Pintura “As Candeias”

04.03.18 | noticiar

A exposição “As Candeias”, de Fernanda Narciso, será inaugurada, dia 10 de março, pelas 16:00 horas, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita (Casa da Cultura), em Alcanena.

A exposição de pintura integra-se nas comemorações do Dia Internacional da Mulher que se assinala a 8 de março.

 

Fernanda Narciso

Fernanda Narciso nasceu em Santarém, em 1957. Estudou na Escola Ginestal Machado, onde foi aluna do professor Américo Marinho em Pintura e Desenho. Na época de 80, frequentou o I.A.D.E e estudou pintura com o professor Espiga Pinto e História de Arte com o professor António Quadros. Frequenta também o Arco, onde é aluna de José Mouga, em Desenho, e de Manuel Costa Cabral, em Pintura. Mais tarde, tira o curso de Artes dos Tecidos, na Escola de Arte António Arroios, com o professor Lima de Freitas. Cria o seu próprio atelier.

 

Em 2001, expõe no Brasil, em S. Vicente, “A Descoberta”, exposição baseada na Carta de Pêro Vaz de Caminha. Esta exposição volta a ser exposta em 2002, na Polónia, na cidade de Slupsk. Uma das telas desta exposição foi adquirida pelo Museum of Central Pomerania.

 

Em 2007, como membro da Fundação klub Plastyka Stefana Morawskiego, em Slupski Polónia, cria um projeto de criação de instalações artísticas, ao qual chamou “Woman Box”. Nesse mesmo ano, ganha o prémio Morawskiego, com a instalação “a Espera”. Desde então, tem desenvolvido o seu trabalho sobre vários temas, com destaque para os seguintes: Coisas de Mulheres; O Caminho; As Criadas, expostas no Teatro Experimental de Cascais, no ciclo de teatro de Jean Gennet; As Paredes; Os Bichos e, atualmente, As Candeias. 

 

Tem exposto tanto em Portugal como Estrangeiro. As mais importantes exposições foram em Inglaterra, Polónia, Espanha, Alemanha, Bielorrússia, França e Brasil.

 

As Candeias – Sinopse

Os insetos à volta das candeias de azeite são os primeiros a conhecerem o poder das palavras.

Avó, acreditas em Deus? Claro que sim e no canto das sereias, na dança dos anjos, na coragem dos pintores, no encantamento da música, e nas palavras dos poetas. São tudo obras com muita luz, com luz própria.